quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

condicionamento


Desde aquele debate de criminologia da faculdade, sobre esse clássico da sétima arte, você aprendeu que certos condicionamentos são nocivos... no entanto, aquela sua escrivaninha linda, cheia de gavetinhas onde você dispõe seus livros, textos (xerox - arg!), coisinhas de viagens, canecas com suas canetas, marca textos, caixinhas com post-it e... seu leito lindo ao lado. isso não está funcionando pra você, assuma que precisa de ajuda.

Uma outra coisa que vem fazendo parte da sua rotina é que no meio de uma leitura árdua, você sempre se sabota... diz que vai dormir meia horinha pro seu "cérebro oxigenar" (da onde você tirou isso?) e acorda três horas depois... se acordar. 

Uma outra tentativa é a cozinha, aquela mesa convidativa... perto da geladeira, do banheiro, do bebedouro... das conversas aleatórias, dos bebês lindos que vez ou outra aparecem na sua casa... enfim, você precisa sair da sua prisão domiciliar e procurar um cativeiro externo.

O fato de você procurar um local silencioso, com mesas e ligeiramente arejado te faz perceber que te resta pouca opção em Manaus:

1. Biblioteca do Museu Amazônico: são muitas lembranças, você não quer lidar com isso agora;
2. Sala de estudos do seu programa de pós, sempre tem um colega legal pra você colocar a fofoca em dia;
3. Bibliotecas próximas ao centro: todas fechadas;
4. Biblioteca do parque dos bilhares: é ótima, mas às vezes, o ar-condicionado não funciona;
5. Biblioteca do CIESA: sempre vem algum colega te perguntar se você já fez o exame da ordem, qual livro você está lendo, se já casou, pra qual concurso está estudando... SACO! FUJA!
6. Biblioteca da FAMETRO: você nunca sabe se vão te deixar entrar sem carteirinha;
7. Biblioteca da UFAM/ICHL: se você emprestou aquele livro em 2011, achando que ninguém ia notar... é melhor devolver... vai te permitir emprestar outros... o bom desta biblioteca é que te mantém isolado. lembre-se que o objetivo é arrumar um cativeiro com um certo conforto pra você triunfar nas suas leituras infinitas.

Voltando à questão do condicionamento, faça isso durante uma semana, como se participasse de um grupo de dependência química, "só por hoje..." e lembre-se das máximas das aulas de filosofia do ensino médio:

"o hábito é como uma corda, você tece todos os dias um fio, até que não consiga rompê-lo" ou algo assim.



faça um cronograma levando em consideração as variáveis: tempo que te resta, textos que ainda faltam (...) não esqueça do seu toddynho e do biscoito... boa sorte!

trate seu cérebro como um músculo* na academia, em pouco tempo você se tornará uma reading machine. 

* essas informações não tem o menor compromisso com as ciências pedagógicas ou biológicas. isso é fruto de imaginação e falta do que fazer (ok, mentira). é prazer mesmo. 

ERRATA: de acordo com portal a crítica.com, a biblioteca pública do Amazonas foi reaberta na manhã desta quinta (31.01.2013).



2 comentários:

  1. Vc acabou de descrever o meu quarto e a minha (falta de) atitude... falta-me o carro pra ir a esses lugares, mas a vergonha na cara eu tenho q encontrar...

    ResponderExcluir
  2. prezado (a) ":)", apesar da cidade de manaus não oferecer boas condições de mobilidade urbana (...) dependendo do local que você esteja, essas bibliotecas são bem acessíveis. evite os horários cujo fluxo de pessoas é maior: 6:30-7:00-7:45/12:30-14:00/17:30-19:00.

    Se você pegar os coletivos fora desses horários... está tranquilo. sente perto da janela, sinta o ventinho no rosto e aproveite a paisagem da cidade.

    ResponderExcluir

textos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...