terça-feira, 15 de janeiro de 2013

casa grande e senzala

jean baptiste debret

Dentre os cincos capítulos desse livro que você já deveria ter lido, qual você escolheria para apresentar? o que mais tem sacanagem! óbvio! sublime tudo com piadinhas de duplo sentido e muita leitura com essa finalidade.

v - o escravo negro na vida sexual e de família do brasileiro (continuação).

O meu assanhamento declinou nas primeiras páginas, inicialmente, o fato de você estar igual a um tapuru de coco de tão pálida, atrapalha na hora de te inserir na narrativa, você não quer ser os colonos, nem os parentes do senhor de engenho... acredite. e as descrições de gilberto freyre são tão carregadas de sífilis, gonorreia, piolhos, percevejos de cama (dos senhores de engenho, neste livro, ele exalta a figura do mestiço) que no dia que inventarem uma camisinha de corpo inteiro, você é a cobaia.

Esse livro foi concebido em 1933 e o pensamento social dessa época era a figura simbólica do jeca tatu... daí você tira...


Mas nem tudo está perdido, te restaram as comidas! é tanto mocotó, vatapá, mingaus, pamonhas, canjicas, acaçás (parece uma pamonha branca), abará, arroz de coco, feijão-de-coco, pão-de-ló de arroz/milho, rolete de cana, queimados, caldo verde (amo!), quitutes de tabuleiro, tapioca de coco molhada (amo!)... dessa vez, você não vai ficar com vontades de ir a salvador... aquela cidade no período do carnaval não te apetece... no máximo curtiria arembepe.

Neste caso, você vai lembrar daquela comida de rua mais gostosa do mundo que fica ali na ramos ferreira, de frente pra academia amazonense de letras... e dos tempos que comia lá, quando ficava estudando/esperando na biblioteca do museu amazônico... saudades... :~

... você resolve que não sai dessa vida sem fazer um curso de culinária, definitivamente, você quer encarnar a gabriela.

ps: este livro FOI considerado científico à sua época. hoje é visto como "literatura". as ideias são ultrapassadas e racistas. consulte sempre um profissional. 

2 comentários:

  1. (Aproveitando a demora, com o tablet ligado na poltrona 17F, janela).

    Sebo de Holanda cura a maioria dos males do Jeca, falava dona Júlia - lembranças da infância.

    Para manter a lucidez, fuja de Gilberto Freyre como da dor na cacunda. Ele, assim como Paulo Coelho, perturba as inteligências com sua verborragia ladina e contaminante.

    Mr Hide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mr. Hide, meu professor ficaria orgulhoso quanto a sua sugestão para curar os males do jeca. faça boa viagem e desligue o tablet, tenho horror a este meio de transporte.

      Excluir

textos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...