quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Tuxina


Há crianças que tem medo do escuro, do bicho papão, do velho do saco, do escuro (isso foi depois de velha)... eu? eu tinha medo de Tuxina.

Vou explicar.

"O oxiurus é um verme pequeno, cerca de 1 cm, em que parte, habita o intestino, e parte saem para fora, muitos ficando em volta do anus, provocando coceira anal. Em mulheres, pode causar também coceira na entrada da vagina. Ex: O menino não para quieto... parece que esta com tuxina" (dicionário informal)

Quando você era criança e descobriu o valor da farinha láctea na fruta, no leite, pura, com sorvete... com TUDO...

sua mãe pirou. daí a esperta disse o seguinte:

- Farinha láctea dá tuxina.

¬¬

Independente do que "era" a tal da tuxina, sua mãe, sábia, ainda contava com riqueza de detalhes os procedimentos para as belezocas saírem.

"filha, primeiro a mamãe vai amornar e adoçar o leite, daí vou colocar num pinico ou numa bacia. Depois você senta, sem encostar o bumbum. quando a lombriguinha estiver saindo, mamãe vai pegar um graveto e ir enrolando até ela sair todinha".

*

Agradecimentos especiais as parteiras tradicionais maravilhosas da etnia Kariri xocó, Pankararu, Pataxó hãhãhãe e Tupinambá que me fizeram relembrar dessa delícia de história.


2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    eu apenas amo farinha láctea. e enfrentaria qualquer tuxina por um copo de cimento feito com farinha láctea.

    bons tempos. estou proibida de tomar. :(

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Poxa...anos de apreço à bebida q foi meu desjejum até os 18(!!!) preparada c tanto carinho pela mami sendo estilhaçado assim... kkkkkkkk

    ResponderExcluir

textos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...