quinta-feira, 2 de maio de 2013

o juma e o madeira


- pau do juma? como assim?

- depois explico.

- queres ir?

- QUERO! (com efusividade)

- certo, vamos de voadeira.

Nessa ocasião, lembre-se de Doc, o "personagem" de sociedade de esquina. Não finja que você é uma nativa, assuma toda a sua covardia diante de um toró medonho no rio madeira, use colete e capa de chuva. serão quarenta minutos de pura emoção.


segundo o google, é o rio madeira.

O rio madeira é conhecido por arrastar tudo que você vê a sua volta, pedaços de pau, mato, troncos de árvores derrubados pela força da água, redemoinhos, correntezas absurdas, banzeiros assassinos, ventos doidos e desespero interno farão parte desse momento único.

Prenda a respiração várias vezes, pense em todas as possibilidade de queda e pra onde você vai nadar caso sua voadeira te derrube, pense também no motor e torça pra ele não pegar na sua cabeça caso ele fique descontrolado... e tudo o mais que a sua imaginação doente criar. esteja preparada.

Falemos agora sobre o Juma ou mapinguari (será?).

O juma é conhecido por ser um "mito"... você ouviu de algumas pessoas que ele era um homem muito alto, forte e peludo que anda com um porrete na mão. alguns riem, outros ouvem com atenção, outros pegam uma voadeira e vão até a FUNAI da próxima cidade para constatar este fato. (EU!)

acabei de encontrar nessa coisa linda chamada google (saudades) que existe uma toada do  (eca) garantido sobre o juma, vejamos:




"tem oito anos, que um casal de ribeirinhos estavam descendo o rio e viram um homem muito alto e peludo às margens do igarapé... assustados, um deles atirou e o suposto juma saiu correndo para dentro da mata. foram na FUNAI e a mesma acionou a polícia. investigaram viram que tinha marcas de sangue por todo o caminho e uma pegada no chão de 44 cm. não encontraram o corpo, mas o senhor que atirou quase foi preso pela polícia federal... pois a vítima poderia ser um índio isolado. no local onde este suposto homem foi avistado, havia um porrete que pesava mais de quinze kilos, todo talhado de pedra".

tente dar uma explicação para este fato. 

a "peça" é LINDA! toda trabalhada e aparentemente está bem conservada. torço para que seja viabilizado uma réplica para o museu. mas as coisas não são tão simples assim.

tire uma infinidade de fotos, inclusive carregando o porrete, você quer contar para os netos essa história incrível. pire seus miolos tentando entender este acontecimento e admita que a única certeza que você tem, é que não sabe de nada.


parece ser do Quino, mas não fizeram referência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

textos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...