domingo, 30 de junho de 2013

Trinidad, Cuba

Acostume-se com sua vida de Chicó, os contrastes farão parte dessa emocionante odisseia.
Saindo, com pesar, de Cayo Guilhermo e voltando para Camaguey, vocês resolvem emendar pela Via Azul a Trinidad.



Pegue a guagua (ônibus) as 2:00 da manhã... frio, fome e sono te acompanharão ao longo da madrugada. Aproveite para dormir, você acordará na cidade colonial, linda e fofa, Trinidad.

A todo instante, esse país te surpreende... fico pensando: como uma simples decisão de parcelar poucos reais em 5x e alguns meses não-gastos-com-besteiras... pode te proporcionar uma experiência incrível.

Quando você chega na estação de ônibus Trinidad, você dá de cara com um coletivo de prédios/casas coloniais LINDAS!!!!

Antes de tudo, contrate um bicitáxi para carregar suas coisas, você é uma fraude como mochileira... se esforce na próxima cidade.

Em 1988, quando o Brasil estava engatinhando com a atual Constituição Federal, a UNESCO tombou a cidade inteira como patrimônio cultural da humanidade... era de se esperar.

Depois de negociar (ufa!) com o dono da "casa particular" e descansar o corpinho cansado, você começa a ficar deslumbrado com todas aquelas casas da idade do descobrimento do seu país! todas pintadinhas e levemente restauradas... um amor.

casa particular Ricardo Leon

A música, o cheiro de charuto, os carros e as comidas com toda sorte de temperos... também fazem parte da paisagem da cidade.






Nas feiras de artesanato, você vai se derreter com os trabalhos manuais e com o vestido mais fofo do mundo que você comprou para sua afilhada gatinha linda que a madrinha ama.

Esse corredor é uma das feirinhas... :)
É frequente você observar umas senhorinhas, nas suas casas, com aquelas máquinas de costura fazendo essas coisinhas lindas! (se diminutivo é carinho, ele vai rolar solto nesse texto! hahahah)

Depois de torrar seus poucos CUC´s com artesanías, decida revender charutos em Manaus. Você irá fazer fortuna com aquelas folhas chiquérrimas que dão câncer na boca (esqueça os de disfunção eréctil, não venderia).



Fumar charuto, além de resplandecer poder ao deter esta maravilha entre os dedos... você fica toda trabalhada na revolução! luxo! Fique com o seu projeto de "fumar com charme" a tira colo, caso você sufoque com a fumaça... ¬¬ nada de amadorismo! Ernesto Guevara, ficaria orgulhoso.


Falando nesse argentino charmosíssimo, você descobre que nada é tão viril num homem, quanto um sorriso contagiante, personalidade, barba-mal-feita-na-medida e acima de tudo, rebelde COM causa. morri gente! quem resiste?

Ser primeira dama da revolução cubana te daria um prestígio inigualável... diga que você aprendeu a atirar em pistola automática na academia de polícia civil (sim! você fez!) recentemente e que dar uns tirinhos de metralhadora (?) seria fichinha... vai que... né? é muita sedução minha gente!

Depois que você superou (quase) o deslumbre de Cayo Guilhermo, aquele paraíso do seu amigo Hemingway, eis que você ainda pode ser surpreendida! esse país é impressionante!

A "casa particular" que você alugou tem um terraço estratégico que te permite admirar a cidade inteira (!!!) numa cadeira de balanço, curtindo um pôr-do-sol... deixando Trinidad, que é rodeada de montanhas... - sim, a cidade fica num "vale" de frente pro mar - toda dourada... espetáculo total!

Casa particular do Ricardo Leon.

Trinidad, maio de 2013 (estava sem máquina na hora do pôr-do-sol).

Estou escrevendo esse texto agora*, entre suspiros e uma admiração absurda por esse lugar... tenho muita sorte, sério.

Conclusão: depois de um tempo, depois de todos te criticarem por você não ter dinheiro, ser bolsista, por ser "eternamente" estudante, não fazer concurso, inventar de viajar dez maravilhosos dias as vésperas da sua qualificação... você agradece aos céus por nunca ter sentido um trisquinho de culpa e ter a certeza de que é esse o caminho que você quer na vida.

Há quem resolva esperar pela aposentadoria... eu tenho vocação pra ser feliz hoje!
Só não esqueça de fazer suas escolhas em baixa temporada... faz toda diferença, acredite.

*19.05.13









Nenhum comentário:

Postar um comentário

textos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...