sábado, 22 de junho de 2013

pintura corporal indígena


Lévi-Strauss sobre a pintura Kadiwéu:

Envolve, além do valor decorativo, um elemento sutil de sadismo que explica, ao menos em parte, por que o apelo erótico das mulheres kadiwéu (expresso nas pinturas e por elas traduzido) atraía outrora para as margens do rio Paraguai os fora-da-lei e os caçadores de aventura. Vários deles, hoje envelhecidos e instalados maritalmente entre os indígenas, descreveram-me, palpitantes, os corpos de adolescentes nuas completamente cobertos de teias e arabescos de uma sutileza perversa. (LÉVI-STRAUSS. O desdobramento da representação nas artes da Ásia e da América. In:Antropologia Estrutural II.p. 273, 1958)


Este parágrafo foi citado e comentado pela autora Dorothea Voegeli Passeti (2008) no livro “Lévi-Strauss, antropologia e arte minúsculo, incomensurável” da  seguinte forma:

Todo antigo entusiasmo desaparece, como se as “mulheres com pose de ídolos” agora fossem reduzidas a perversas conquistadoras de homens, aguçando o gosto sádico de aventureiros e criminosos através de um artifício aparentemente mutilador de seus próprios corpos.

Lévi-Strauss adverte, do primeiro ao último parágrafo desse artigo, que a arte primitiva deve ser analisada através de métodos cada vez mais científicos. Se o erotismo da pintura kadiwéu lhe parecia algo inexplicável pelo desejo masculino, agora recebe um tratamento objetivo e racional: a deformação artificial do rosto pela pintura, substituindo uma cirurgia impossível e inacabável, produz um efeito sádico, como se, de fato, o rosto ficasse mutilado. O argumento parece se aproximar, perigosamente, daquele dos primeiros missionários. (PASSETI, 2008, p. 155)


Ignore essa discussão de Claude e Dorothea,
na dúvida, cubra-se dessa "sutileza perversa" do qual suspirava Lévi-Strauss...

pintura corporal, espiritualidade, sexualidade. não necessariamente nessa ordem.

escolha uma para chamar de sua... recomendo muito.



Um comentário:

textos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...