domingo, 10 de março de 2013

lugar de ser feliz: pode ser no supermercado

feira manaus moderna: quando o rio está subindo,
é assim que sua melancia chega.

Dia desses reparei como é fantástica essa invenção do mp3, longe de mim querer comparar de forma grosseira a qualidade do som das outras mídias, não gostaria de ferir os sentimentos dos amantes old school do ressuscitado e agora muito charmoso LP, vulgo, disco de vinil. 

você já comprou sua vitrola? as mina pira.

O mp3 é uma partícula, aquela coisinha invisível que faz você agrupar num mísero pen drive de alguns gigas, trocentas músicas. você vai precisar de duas vidas para ouvi-las até o final. 

No meio dessa experiência com o infinito musical, tropecei numa música do zeca baleiro "piercing". Zeca baleiro sempre me fez ter boas lembranças. aquele festival de música da UFAM (FUM) na bola da suframa, aquela viagem maluca de sete dias (só de ida) com ônibus sem banheiro e cadeira reclinável com as melhores companhias que uma menina/estudante de ciências sociais com muitos desejos e aspirações poderia ter... trilha sonora? zeca baleiro. 

Piercing: eu lembro que um trechinho dessa música sempre me intrigou "lugar de ser feliz não é supermercado". me esforçava para entender o que o compositor queria dizer, será que estava falando do sistema capitalista que nos transforma em mercadorias? crítica à conjuntura atual? talvez. 

mas não engolia, sempre gostei de feiras, supermercados. era um abuso esse cara falar que não existia felicidade no supermercado, quiçá na taberna do seu menino. como?

pães, barulho, gente, carnes, peixes, sucos, sorvetes, velhinhos, feirantes, pastel, ovos, cores, sons, músicas, grãos, limão, doce de leite, queijo, criança, beijo, barcos, rio, música, rede, melancia, tangerina, carinho, peixe sem espinha (!), ... entusiasmo? 

de repente você se relacionou, de alguma forma, com toda a rede dos "objetos" que vão pra sua casa naquela sacola do supermercado ou da feira. aqueles mesmos objetos, te livrarão da fome pelo simples fato de você acreditar que estará vivo no dia seguinte. 

dentre as minhas frases de caminhão, tem uma favorita:

"quando nos alimentamos criamos a esperança de continuar vivendo, de não morrer, de termos um amanhã". (?)

guarde toda a sua preguiça de ir à feira ou ao supermercado no bolso e lembre-se disso.




3 comentários:

  1. Então... A esperança é o que efetivamente nos alimenta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sei. Imaginei que o fato de voce sair de casa, colher ou comprar um alimento (e come-lo! rs) é um ato (in) consciente de que vc precisa daquilo pro dia seguinte sabe? Nao é metaforico, nao sei se é o sentido de espetança... mas vai que seja pra você. Nao sei.

      Excluir
  2. Ai, eu amo Baleiro!! por causa dele eu fui ao mesmo FUM que vc, apesar de ter me sentido infinitamente velha no meio daquela moçada universitária.
    Acho que o trecho a que vc fala na música Piercing "lugar de ser feliz não é supermercado" é uma referência baleirística ao slogan daquela rede famosa Pão de Açucar :"lugar de gente feliz".
    :)
    Gostei do blog, vou voltar sempre

    ResponderExcluir

textos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...