sábado, 23 de novembro de 2013

histórias não imaginadas

Era uma vez uma menina que só queria beber, dançar e tomar banho de rio. Depois de entregar um texto escabroso, que lhe tomou tempo e energia do seu pobre miolinho cinzento, decidiu que iria sair para comemorar. 

Subtraindo o banho de rio, lhe sobrava os dois não menos favoritos: beber e dançar.
Pegou qualquer saia, qualquer blusa e decidiu que a partir daquele dia iria ser minimalista, a fantasia de lantifundiária do dia anterior, lhe deixou com overdose de acessórios e cores.

Chegando ao local, viu que jamais escolheria entrar no recinto, mas naquela noite a moça decidiu não ser rabugenta, nem falar mal dos que se encontravam naquele antro. Foi difícil, mas ela conseguiu. Bebeu, dançou, pouco se importou.

Lá pelas tantas, um menino com cara de nerd disfarçado, parecia estar olhando na sua direção. A menina achou divertido tentar adivinhar se os olhares daquele rapaz com blusa de botão, meio desengonçado, eram para ela ou não.

Sentadas numa mesa qualquer, no meio de uma conversa efusiva cheia de mimimi’s, afetos e abraços com sua amiga querida, ambas levantaram e resolveram dançar um hit qualquer.

A moça, já encucada com o rapaz, assumiu sua miopia e perguntou discretamente:

- aquele menino tá olhando pra mim?
- tá, faz tempo. (risos)

Ela o olhou e sorriu.

Sabe aquele ultimo post publicado falando do Elvis?

Pois é.

Ao perceber o seu “sim” subentendido, ele veio como um homem do velho oeste, sem timidez e obstinado em encontrar com aquela garota.

Não disse uma palavra e a tirou para dançar.

Ao perceber a mão da moça displicente sobre o seu ombro, ele rapidamente a arrumou para que ela dançasse e o abraçasse ao mesmo tempo. Ela pensou: Old school! sorriu baixinho.

Decidido, percebeu que o local oferecia pouco espaço e a levou para perto do palco.

- Vocë é daqui?

¬¬

Pensou:  tava bom demais pra ser verdade, começou o show de horror.

- sim. Respondeu secamente.
- e o que você faz?

Pensou: era só o que faltava explicar o que era antropologia na altura do campeonato e ter que lidar com as abobrinhas que sairiam depois: dá dinheiro? É tipo psicologia né? Ah, mas tu vai dar aula? E em Manaus dá pra estudar isso?

- Ela respirou fundo e disse calmamente, eu faço mestrado em antropologia...
- sério? Eu sou apaixonado por antropologia, fiz economia mas adoro antropologia e...

Até aí tudo bem, ela achou fofo, afinal, na conquista e na guerra vale tudo. Com o intuito de colocar o cidadão numa prateleira bibliográfica, as duas referências de "economia" daquela garota eram: sua comadre Dani, menção honrosa em economia solidária e o Paul Singer, aquele velhinho que ela conheceu no Fórum Social Mundial-Belém. Ela não tinha o que temer. 

Ele continuou efusivo e soltou um Malinowski no meio da conversa pouco audível, em função do barulho do palco.

A moça olhou profundamente para aquele ser que mencionou o pai do seu blog e disse:

- vem cá, eu preciso conversar com você.

Ele não tinha ideia no que estava se metendo.

Por sorte, neste local que não lembro o nome havia um espaço arejado, pouco movimentado...  e com pouco barulho, maravilha!

No meio daquela conversinha pré-pegação... ele solta: fiz uma disciplina com a marta amoroso e minha irmã trabalha com direito indígena.

Ah gente, o que que é isso né?
Tiro a queima roupa.

Ele não sabe, mas naquele momento a moça o beijou por uma planta.


Vou explicar:

No início do ano estive no mesmo campo de pesquisa da marta amoroso, num trabalho de dez/quinze dias, não lembro, na aldeia piranha, com os Mura. Lá eu me apaixonei por uma plantinha, a buchudinha. Uma gracinha sabe? Ela tem uma flor vermelha na ponta, e é de fato buchudinha! Hahahaahah


Aldeia Piranha, abril, 2013.


No meio do levar ou não levar pra casa, decidi não levar. Sim, eu não estou nem aí para os crimes de biopirataria e desde sempre levo carocinho de fruta pra casa, a saber, tenho um limão e uma pitanga (baianos) super fortinhos num vaso. Rá!

Era meu primeiro dia entre os Mura, não queria ser acusada de sair arrancando e levando plantas por aí né? Vai saber.

Conversando com Luzia, uma das moradoras da aldeia, ela falou da pesquisadora Marta... que gostava muito de sua companhia, que iam pescar juntas e por muitas vezes, escrevia na sua casa, junto com sua família. Eram amigas :) ... 

No meio da conversa, comentei sobre a buchudinha, que tinha achado linda... Luiza logo mencionou que a Marta havia levado uma pra casa e que na ultima vez que esteve na aldeia, mostrou a foto de como ela estava crescida.

<3

Me derreti né gente? Desde esse dia, a buchudinha me uniu com a marta e passei a ser tiete dessa mulher.

*

Em casa, no meio de uma crise de tristeza, saí obstinadamente comprando um monte de vaso e terra preta, eu precisava plantar alguma coisa e aquilo tava pirando a minha cabeça. 

Pintei alguns vasos, arrumei a terra e fui atrás das plantas.

Na floricultura, comprei dois pés de mosquitinhos e umas plantas genéricas de decoração pra colocar na lateral da casa da minha irmã. Não mencionei, mas havia comprado um vaso de barro grande e bonito pelo preço/pechincha de R$ 25,00... e fiquei HORAS pensando no que levar para plantar nele.

Lá estava ela... olhei fixamente para a buchudinha, mas não consegui levar pra casa, ela era especial demais pra eu comprar naquela loja sem graça, o vaso continua vazio.

*

Depois dessa excelente introdução pré-amasso do rapaz em questão, naquele momento, era só ele manter a linha do simples, doce e legal que tudo daria certo.

*

Mas e aí?

Fizeram juras de amor eterno e ele voltou pra casa.


Fim.

Um comentário:

  1. Estórias inesperadas...as melhores! :D
    Quer dizer q sou uma referência bibliográfica? Morri! ♥
    :*

    ResponderExcluir

textos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...