segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

anteu

Alguém já ouviu falar no anteu?

pois é... lembrei dele esses dias, tive que encarar o euclides recentemente, o cara dos sertões... e fiquei sabendo da história desse "mito".

o autor recorreu ao anteu pra falar dos sertanejos, eu tô recorrendo pra falar de mim mesmo.

percebi que estou escrevendo no imperativo, tal qual uma receita de bolo: faça, dobre, misture, pegue isso e aquilo. hoje não, ou não muito.

nas imagens que encontrei dele no google, foi lutando com hércules... todas eram estranhas, a técnica de pintura que menos me desagradou foi essa...

?

Todo mundo já ouviu falar no hércules. tive até amiguinhos na infância, com esse nome. mas nunca de anteu. Nesse UFC entre os dois, quem leva o cinturão é o hércules. vou contar um pouco da história com a ajuda da querida wiki:

Extremamente forte quando estava em contacto com o chão (ou a Terra, a sua mãe), ficava extremamente fraco se fosse levantado ao ar. Desafiava todos os seus possíveis rivais para combates corpo a corpo que terminavam invariavelmente com a morte do seu adversário. Um dos seus objectivos era utilizar os esqueletos dos viajantes que matava para edificar um templo em honra do deus seu pai. No entanto, Hércules conseguiu descobrir o seu calcanhar de Aquiles e conseguiu derrotá-lo. Hércules descobriu que nunca conseguiria vencer Anteu atirando-o contra o chão, assim como Anteu não conseguia derrotar Hércules esmagando-lhe o crânio. Hércules conseguiu a morte de Anteu, levantando-o do chão, mantendo-o suspenso até à morte. (grifos meus)


essa é a parte que nos interessa. Se você nunca ouviu falar da guerra de canudos, ou se despertou apenas uma ligeira lembrança do seu ensino médio... e se o livro lhe parece árduo demais, assista o filme, tem ator global nele.

Aquele johnny bravo do hércules nunca me convenceu, agora eu entendo o porque. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

textos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...