domingo, 15 de dezembro de 2013

qualificação e prezi

Quando ela estava no colégio, tia Patrícia fazia suas tarefas de casa naquela mesa grande da vovó Ana e do vovô Arlindo que ficava na cozinha. Nessa mesa grande, vovó fazia comidinhas rápidas para ela e os filhos, mas as netas sempre davam um jeito de filar essa iguaria:  feijão de praia cozido na água e sal, verdurinha (cheiro verde, cebola, tomate) picada, farinha seca (branca) e um pouco de óleo pra dar a liga. 

Misturava tudo e fazia pequenas porções com as mãos, cuidadosamente amassados...  aos poucos eles eram enfileirados no prato e viravam pequenos bolinhos carinhosamente chamados de “boloto”, cada um pegava o seu.


Depois do “boloto”, tia Paty limpava o fogão e fazia suas tarefas escolares na mesona. Esse oficio de “limpar o fogão antes de dormir”, seguia uma regra rigorosa: depois que a mais velha conseguisse um emprego no distrito industrial ou casasse, a seguinte seguia no ofício... sempre antes de dormir e/ou namorar.

Ai de quem fosse namorar antes de limpar o fogão. Vovó Ana ia buscar na sala e soltava o verbo: VÁ JÁ LIMPAR O FOGÃO! Ninguém queria passar por tal constrangimento.

A da vez era a Paty, Simone havia acabado de conseguir um trabalho na Philips.

As mais velhas, Rosa e Maria, eram lembradas com saudades em tempos de faxina. Mesmo casadas, enceravam o chão da casa da vovó nos finais de semana ao som de Roberto Carlos e “daquela mulher cega”: a Kátia.

Sou rebelde, não era a Kátia.

Por ser vizinha da minha avó, eu vivia lá. Colava na Patrícia, uma pentelha-chiclete mesmo.

Depois de limpar o fogão, Paty tinha um caderno de educação artística, onde ela fazia réplicas do teatro amazonas e onças. Eu amava vê-la pintando e desenhando. Ela tinha uma infinidade de lápis de cores... mas o seu zelo,  brabeza e perfeccionismo era tão grande e característico desta personalidade, que ninguém ousava triscar, obviamente. ou não na frente dela! hahahahaahaha

Segundo ela, os contornos de qualquer desenho com uma canetinha preta era o segredo para a beleza de qualquer pintura, eu seguia à risca. Aquele talento era sobrenatural pra mim.

A minha lembrança mais forte, foi a de um trabalho de biologia que ela desenhou cuidadosamente uma infinidade de vermes, protozoários, bactérias... foram diiias de tênias, amebas, platelmintos que flutuavam na minha cabeça... era tudo lindo demais.





Paty cresceu, eu também.

E momentos antes da minha qualificação, ela me apresentou o Prezi.



"Tu vais arrasar na tua qualificação! é bem simples de usar e as apresentações ficam lindas"

A vontade de aparecer é uma coisa incrível né? hahahahahah

Mas antes, vou falar de uma situação recorrente nessa minha vida pré-qualificação: a petrificação do corpo e da alma.

de acordo com o site/blog/delícia do pós-graduando, eu estava com a crise do powerpanicopoint.

"Priscila, repelida pelo PowerPoint
Priscila era uma menina de cachinhos dourados que fazia mestrado em algum departamento de Exatas no RJ. Tudo ia bem, até que duas semanas antes da sua defesa, Priscila se viu incapaz de abrir o programaPowerPoint. Toda vez que ela abria o programa um medo incontrolável tomava conta dela, e Priscila tinha que ser levada para o Hospital Universitário. Foi diagnosticada com: Crise do PowerPanicoPoint e como tratamento fez toda a sua apresentação de defesa no Prezi." 
(Daniel Agrimani)

Paty precisou sentar ao meu lado e segurar na minha mão para que eu abrisse o programa, eu estava absolutamente tensa e incapaz de fazer qualquer coisa. só tratamento na minha vida.

Depois de passar por esse momento frescurite aguda,  fiquei HORAS mexendo na apresentação, fotos, modelos e isso entrou pela madrugada, até eu topar com a história de Miguilim... Sim, você não tem o que fazer e as duas da manhã, véspera da sua qualificação, você baixa um pdf de "campo geral"... pra passar o tempo.

vai dormir garota!

*

No dia da qualificação, cheia de olheiras e tensão, a figura incrível do Rafa (membro da banca), depois deu instalar o projetor e rezar para abrir todos os arquivos, fala o seguinte:

"Prefiro ouvir você falar, olhando pra você".

gelei.

Tudo bem que eu me posicionei de maneira errada sabe? fiquei na posição contrária ao projetor :/ nem tive o tino de levantar e falar ao lado da imagem... colei na cadeira e lá mesmo fiquei. mas ok, tava nervosa e com as tripas moles. (sacaram né?) demorei uns 30 segundos pra perceber que toda a minha frescura/sofrimento pré-qualificação foi pras cucuias, bastava eu contar uma historinha e pronto. ah, só eu vi o prezi. hahahahahahahah

No fim das contas, qualificação não é um bicho de sete cabeças, você leva umas surrinhas, mas faz parte do "ritual do ralho".

Você e seus colegas de PPGAS, que passaram pelo ritual do ralho.
(Aleksandra Waliszewska) 

gostei :)

Tia Paty é linda e eu vou guardar pra sempre a dica do prezi, apesar do frio na barriga de você não saber se ele vai abrir ou não, as apresentações ficam arquivadas numa conta (do próprio prezi) e as informações são apresentadas de uma forma mais dinâmica sabe?  com vídeo, fotos, animações... impressiona gente besta que nem eu! hahahahaahah 

Fique craque na parada, vai que você precisa "vender" uma ideia/projeto legal, 
nunca se sabe.








Um comentário:

  1. Minha avó chamava boloto de capitão e também fazia, era uma delícia!

    Prezi é a revolução do powerpoint.

    ResponderExcluir

textos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...