quarta-feira, 10 de abril de 2013

classe média: way of life*

Desde 2009, seus amigos queridos e sacanas te apresentaram esse blog sensacional classe média way of life. Até aquele momento, você nunca tinha lido algo tão legal e original sobre a coitada da classe média. naquela época, as eleições e as propagandas pró e anti-lula estavam bombando e tínhamos que zoar com tudo, claro!

era simplesmente viciante ler todos os posts e ficar rindo um monte sobre todos os detalhes do texto com a equipe mais fuleira do mundo em qualquer buteco sujinho!

ahhh que saudade! 

no início dessa semana, a professora de prática de pesquisa nos informou que teríamos um curso de fotografia... é impressionante meus sentimentos com essa técnica: euforia e angústia. nessa ordem.



euforia pelo fato de finalmente ter a possibilidade de aprender a fotografar que preste! sua profissão exige que você tire um retrato minimamente apresentável, não borrado e enquadrado... mas nem isso você consegue... "diafragma, obturador, iso..." você já domina toda uma linguagem técnica pra se exibir... mas não sabe usar! eis que bate a angústia. 

pensando a respeito, lembrei de um fuleiro mor: o incrível Pierre Bourdieu!  ele diz, dentre outras trocentas milhões de coisas que a classe média se encaixa, que a fotografia é uma "arte média"... fica mais fácil entender isso com texto o camponês e a fotografia

selecionei algumas citações para ilustrar (eu tive que digitar, favor LER): 

Como sinal de status, a prática fotográfica não pode senão exprimir um esforço para alguém se elevar socialmente. Essa vontade de distinção é contrariada pela lembrança das raízes comuns: "Nós sabemos de onde ele veio". "O pai dele usava tamancos"13

Considerado um luxo fútil, a prática fotográfica seria considerada para um camponês uma barbaridade: entregar-se a tal fantasia seria mais ou menos como um homem dar um passeio com a mulher numa noite de verão, como fazem os aposentados da vila: (grifos meus)

Isso é bom para os que estão de férias. Isso são coisas da cidade. Um camponês que andasse com uma máquina dependurada no ombro não seria mais que um cavalheiro fracassado. É necessário mãos delicadas para mexer naquelas coisas. E o dinheiro então? É caro. Toda aquela parafernalia custa uma fortuna! (F.M)

13 "Ele quer tirar fotografias! Está se tornando um verdadeiro senhor. não está? Daqui a pouco vai estar tirando fotografias dos porcos e do chiqueiro". "Seria melhor se trocasse o arado e aquele miserável par de vacas que ele tem para lavrar!" "Um aparelho daqueles, e com aquele terno horrível!" (pg. 36)

o texto tem vários fragmentos interessantes, mas estou com sono. o artigo está linkado, deixe de preguiça e leia.

vale ressaltar, que essa pesquisa foi feita numa aldeia no sudoeste francês, na Paris dos Trópicos é bem diferente, não se ofenda. na altura do campeonato, a única coisa que importa é que você tem total vocação para aposentada...





Um comentário:

  1. Adoro fotografia ! Não tem coisa mais fascinante do que conseguir captar o sentimento das pessoas com um click sincero ! x) Comprei uma camera e sou auto-didata e estou amando !

    ResponderExcluir

textos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...