segunda-feira, 14 de abril de 2014

Poe e a vingança

Tem um tempinho que criar novas rotinas era sua melhor especialidade... 

Tem uma recente que está até razoável. acordando em horário satisfatório, atividades físicas na vila olímpica, suquinhos naturebas, bibliotecas, a MALDIÇÃO DA TRANSCRIÇÃO - isso é coisa do demônio, sério - revisar loucamente o texto escrito e evitar encontrar qualquer ser na rua que te faça lembrar da sua escrita... isso tem funcionado, o problema é o tempo. ele anda curto e você não é uma máquina de fazer biscoitos.

Esqueci de um detalhe diário que negligenciei nesse primeiro parágrafo.

Tenho lido um conto por dia de Edgar Allan Poe, logo que acordo.

Alguns diriam: 

- você tá louca? esse cara só pensa em horror, mistério, morte...! como você começa o dia com ele?
- deprimente Natasha, muda esse disco!

Então, vou explicar como cheguei ao querido Poe.

Alguém já comentou no blog e fiquei com a pulga na orelha, fui conferir a resenha naquela versão de "guia de leitura" safada/L&PM pocket... mas que dá pro gasto... curti, ok.

Fui na modesta biblioteca que o Sr. meu pai montou para as moçoilas da casa... e ótimo! ele estava lá! tenho uma versão bem bonitinha do "histórias extraordinárias" na mão. Na empolgação, li a primeira página do conto: "a queda da casa de usher"... mas o meu estado emocional da época não me permitiu continuar... era muito prelúdio de história de terror de quinta pro meu gosto, preconceito total e foda-se, não vou ler isso.



Até que me deparei com um texto do querido Norbert Elias: "Les pêcheurs dans le Maelström".
Já não basta essa praga ser em francês? que diabos é Maelström?!

*

Hoje eu percebo o quanto aquele brinquedinho é importante...

quebra-cabeça

Fazer nota mental de brincar loucamente com a minha afilhada...

*

No início do texto de Norbert Elias, ele já explica o título... e é referente ao conto de quem? do Poe!

"Uma descida ao Maelström"... pg. 377.

Pra ser uma exibidinha completa, corri lá e li antes. DEMAIS!
adorei tanto o texto do Elias quanto o conto de Poe, a relação foi genial!!!

E aí começou a nova rotina: Poe me dá bom dia, todos os dias.

*

Agora preciso apresentar a minha mais nova melhor amiga virtual: Tatiana Feltrin :)
Esse mundo é meio triste sabe? a gente gosta tanto, se sente bff, mas a Tati nem tchum pra mim. ô mundo cruel. 

A Tati é uma devoradora de folhas escritas! ela é professora de inglês e os livros que lê é no percurso do trabalho pra casa e de casa pro trabalho... ao todo dá umas três horas... não é incrível?! PARE DE RECLAMAR ONTEM!

Ela lê cada porcaria, coitada... mas acho admirável o exercício de transformar o cérebro num músculo sedento sabe? não me peça pra ler porcaria, eu não leio. sério. já me basta os meus parágrafos! sem falsa modéstia. Já a Tati... céus! é um exemplo de boa samaritana.

Mas antes de falar da minha impressão dos poucos contos que li do Poe, vocês precisam ver esse vídeo da minha amiga Tati:

10 coisas que talvez você não saiba sobre E. A. Poe, Tatiana Feltrin.


Gente, é muita morte na vida deste homem!!!!
E aí que as coisas foram ficando mais claras no meu miolinho cinzento... 

*

Então, 

tenho passado por algumas dificuldades... dentre elas, as minhas limitações em lidar com o "fim" o "ponto final existencial"sabe? com a morte inclusive... isso tem gerado alguns transtornos que ainda enche MUITO o meu saco e tem levado rios de dinheiro do meu bolso.

A morte de alguém, se você não for um psicopata/assassino, é algo que foge totalmente do controle certo?
certo. Ninguém sabe o porque dessas merdas acontecerem. E não tem UMA versão razoável do pós morte que te conforte... uma tristeza.

Nos contos de Poe, os personagens tem o total controle sobre a morte... inclusive, ele chega a enterrá-los vivos! SENSACIONAL! 

Sabe porque?
Ele se vingou!

Vingança!
VINGANÇA!
V-I-N-G-A-N-Ç-A-!

*

Poe, meu querido... eu entendo você.

Beijos com muito carinho e admiração,

Natasha.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

textos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...