quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Edgar Allan Poe


Essa dica é para as pessoas que não tem o que fazer na vida, que tem vocação para aposentado, por exemplo. Esqueça o seu fichamento do poder simbólico que você encasquetou de ler/fazer HOJE, e veja rapidinho aquele resumo super legal daquela coleção safada da L&PM Pocket "guia de leitura: 100 autores que você precisa ler", pg. 63.

vou explicar a doidice.

Estava procurando, na biblioteca modesta que seu pai sabiamente organizou para as moçoilas da casa, algum exemplar do Jorge Amado. Tinha  quase certeza que capitães da areia e mar morto estavam dando sopa por lá... não achei nenhum dos dois... liguei pra caçula e ela disse que o primeiro estava com ela, mas o segundo... mistério.

No meio da busca, vi que tinha uma lombada azul "POE", chamou a atenção. "Histórias extraordinárias" era o título... o separei. pensei: não inventa, lê só uma coisinha sobre esse autor e segue no fichamento... tu vai se fuder amanhã.

pois bem, 

"Devido à melancolia, ao mistério e às sugestões temáticas, sua obra é considerada simbolista e fantástica. Dentre seus temas, destacam-se as alucinações e a fantasmagoria, as neuroses e as inquietações do homem, o duplo, a introspecção na alma, a morte e a fatalidade."

mas o melhor está no final:

"... a sua absoluta consciência sobre a importância do leitor - mesmo que anônimo e perdido na multidão dos leitores de um jornal - como elemento receptor e co-criador, em um sentido inegavelmente participativo, da utopia do seu texto poético-ficcional".

gamei, 
mas não hoje.

Bourdieu ficou com ciúmes e mandou lembranças,
ao trabalho garota!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

textos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...