segunda-feira, 2 de setembro de 2013

quando a mudança dói


"Renascer é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo (1993). Conta a saga de José Inocêncio, um fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, Bahia". (wiki)

com as devidas alterações, é lá que Natasha passará uma senhora temporada fazendo seu trabalho de campo. que delícia! alguns diriam... mas hoje eu vou falar de dor e de mudança.

Nunca mudei, nem de casa, nem de bairro, nem de cidade, nem de família... minto, já mudei uma vez, de quarto... só, quando reformaram a casa. Se tem uma coisa que eu sempre quis, foi mudar. arrumar "tudo" numa caixa de papelão e ver como seria a cara do lugar pra chamar de meu.

Voltando a novela que tem como pano de fundo o sul da Bahia, 
tem uma cena que eu nunca esqueci.

Assim que Zé Inocêncio chega em Ilhéus, é pendurado em uma árvore e tem sua pele arrancada a faca pelos coronéis locais.

Meu couro tem sido arrancado todos esses dias... em especial, hoje.

Eu pude sentir o quanto a mudança pode ser dolorida, no entanto, absurdamente necessária. 

não foram os móveis, ou as roupas na bolsa. foi o couro que foi arrancado e aos poucos costurados por esses caminhos não imaginados.

Vou bem ali enfiar o facão no meu Jequitibá rei.









2 comentários:

  1. Parei pra contar nos dedos e estou na minha sétima casa. Foram duas nos primeiros dezessete anos e cinco e nos dez anos seguintes. Assustador. Fazer mudança é supervalorizado. Tu vais tirar de letra. :) Boa sorte na jornada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Isa,

      talvez não tenha ficado claro, mas o texto concorda com você. Mudar de móveis, habitar em outras paredes, em outro lugar... é supervalorizado sim! inclusive por mim (talvez ainda seja). A mudança que dói é outra: de hábito, de postura...

      obrigada pelas palavras,

      beijo.

      Excluir

textos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...