terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O exército e a volta* do estado absolutista

* Me pergunto se algum dia ele foi.




Parafraseando a querida Regina, vou compartilhar um segredo: eu tenho medo.

Estou com medo de mim, respirando nesse quartel, esperando algum barco, balsa, voadeira, rabeta... avião? não. eu não vou pra tabatinga naquela coisa minúscula.

Tudo bem que no Telecentro comunitário, me foi cedido gentilmente um espaço pra trabalhar... mas espera, é C-O-M-U-N-I-T-Á-R-I-O. 

acontece que você é Renata, a ingrata.

*

Um agradecimento a família maravilhosa de Jacinta, que me deixou descansar, lavar roupa, assistir novela e comer na sua casa com tanto carinho e conversas infinitas.

*

Acontece que perambulando por essa Vila, eu tenho ouvido TANTAS histórias absurdas sabe? as vezes eu nao acredito que convivi tão pertinho desta instituição... se você tem vocação pra deixarem cagar na sua cabeça, seja bem vindo ao exército.

Lembrei muito da época que eu amava quadrinhos... a minha bolsa de PIBIc "ia toda pro poeta"... aquele rapaz gente boa que trabalhava na LUA, ao lado da cantina do ICHL... bons tempos. o Laerte era um dos meus favoritos, depois da overdose de Mafalda que a minha irmã caçula me fez engolir, enjoei (um pouco) da menininha argentina e caí nas graças desse cartunista genial. virei colecionadora.

O livro lembrado foi "onde está a democracia?"


A imagem que me veio na cabeça não foi essa, meu livro está em casa... mas ajuda a entrar no clima. deixa eu procurar de novo...

qualquer zé ruela que chega no pedaço e se intitula de capitão, se acha no direito de deter qualquer pessoa (manter preso mesmo!), seja adolescente que pegou um coco da vizinha... na hora é acusado de roubo, com direito a detenção e lição de moral, inclusive nos pais... até expulsão (da vila) de mulher grávida com filhos que estão em período escolar... sim! é a volta do estado absolutista minha gente! inventa lei, julga e pune.

divisão de poderes? democracia? ah, isso não existe por aqui, paira no ar um "direito divino dos reis".

o lema por aqui é proteger a amazônia... queria saber de quem e pra quem.

Vou tentar meditar, contar até três milhões e respirar fundo ao por do sol, de frente pro rio Apaporis. 

 *não achei no google a tira que eu queria, agora é esperar chegar em casa e digitar as coisas do meu amado caderno de campo sem fim.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

textos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...